Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estilos: Vintage, Retrô e Provençal! (Moda e/ou Decoração)

Muita gente tem falado sobre moda Vintage, Retrô e  Provençal (que entra como moda nas decorações). Mas muitos se perguntam sobre a diferença entre eles e eu vou tentar ajudar um pouquinho, já que adoro pesquisar sobre esse tipo de assunto, ok? rs...


Estilo Vintage:  A palavra Vintage no século XVIII passou a significar “ano em que foi feito um vinho”. Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época. Os requisitos para ser “Vintage” são: pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista, não haver sofrido nenhuma transformação (releitura) , e ainda representar um instante da moda e estar em perfeito estado. No oposto, Coleções que revisitaram certas décadas buscaram inspiração em algumas peças e que estejam sendo produzidas para consumo, portanto são releituras, e podem ser classificadas como Retro.

Estilo Vintage na Moda

 Kate Perry e Dita Von Teese são exemplos de mulheres atuais que seguem o estilo pin up (lembrando que o pin up é Vintage) FIELMENTE!

O estilo Vintage nao se refaz, ele simplesmente se mantém como realmenete é, mesmo depois de anos. Exemplo: Não adianta usar um vestido de época e o cabelo e a make estar em tempos atuais, isso não de denominaria Vintage, e sim Retrô!!!

Vintage na Decoração

A decoração Vintage se manteve nesses ambientes. Repare que não há qualquer outro estilo nessas decorações. Por seguir fielmente o estilo sem misturas de épocas diferentes, denomina-se Vintage.

Festa com tema Vintage



Estilo Retrô: O termo Retro ou Retrô, significa para trás e confunde-se com o Vintage, afinal tudo tem a ver com o passado. Ainda como exemplo, o Vintage é aquele produto original encontrado em um Brechó, Loja, Bazar ou Antiquário, seja ele uma roupa, acessório ou objeto de decoração, antiga, mas emblemática e em bom estado. Ao contrário no quesito tempo, Retro é o lançamento atual de algum produto ou peça, com a inspiração Vintage e completamente repaginado. Ou seja, o Retro é algo incrivelmente novo com a aparência muito antiga e que faz sucesso pela releitura perfeita de uma época, ou de um estilo marcante. Simplificando: Retrô ou Retro é um estilo cultural desatualizado ou velho, uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo se tornam funcionalmente ou superficialmente a norma mais uma vez.

Moda Estilo Retrô

Veja como o Retrô dá uma "repaginada." O estilo que era Pin Up, acaba ficando bem atual, isso é Retrô!!!

Retrô na Decoração



Estilo Provençal: A decoração provençal tem sua origem na região da Provença, que fica ao sul da França. Mas quais os elementos que compõem estes ambientes e por quê? Um fato interessante é a origem dos móveis característicos deste estilo. A riqueza dos luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII tentou ser “copiada” dentro da própria população francesa que, sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira; porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo. Com o tempo o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância. OBS:  Ao contrário do que tenta ser passado pelas lojas de decoração, talvez o branco não seja a cor predominante, mas sim diversos tons de amarelo, verde, madeiras mais escuras e artefatos em ferro, podendo contrastar com objetos mais delicados de porcelana. Os móveis podem manter o acabamento torneado típico francês, mas isso se mistura com uma atmosfera mais rústica do que se imagina.

Estilo Provençal na Decoração 



Estilo Provençal na Moda 

Parece estranho, mas existe! Pesquisei e o que achei, na verdade, foi uma ESTAMPA com imagens que lembram o modo de como  viviam as pessoas na Região da Provença! E olha no que deu! rs... 


Espero ter ajudado! De qualquer forma, faça como eu, pesquise mais e tire dúvidas com quem realmente entede! Gosto de ler esclarecimentos de pessoas que sabem o que estão falando, eu só fiz um resumo do que entendi, ok? 
Beijocas e Pipocas! ;-)



2 comentários:

  1. ADOREI, ERA EXATAMENTE O QUE JÁ HAVIA LIDO. (CÁTIA PAIXÃO)

    ResponderExcluir
  2. DESCULPE, MAS O QUE LI SOBRE VINTAGE É DE ALGO DOS ANOS 20,30,40,50,60, E NÃO DE ALGO DE VINTE ANOS ANTES.

    ResponderExcluir